segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Café envelhecido?



Quando pensamos em bebidas envelhecidas pensamos nos whiskies, no conhaque ou ate’ mesmo em cervejas ou chás, mas e quanto aos cafés envelhecidos?

De fato, não se trata uma prática comum envelhecer o café a fim de incrementar suas características organolépticas. Os resultados do tempo sobre os grãos verdes do café são difíceis de prever. O café envelhecido pode se tornar, assim, somente um café velho, passado.

Quando bem sucedido, o envelhecimento do café proporciona um aumento na viscosidade da bebida, assim como a diminuição de sua acidez.

Encontrei exatamente estas, as características de um café envelhecido com sucesso, no “Old Brown Java” da loja e torrefadora inglesa CoffeeBean . De fato, encontramos neste café da Indonésia (considerado o rei dos cafés envelhecidos) corpo alto e acidez baixa (o que pode ser considerado um defeito).

O trunfo (ou a derrota, dependendo do paladar do degustador) deste Old Brown Java e’, contudo, seu aroma bastante distinto. Algo de látex, químico, bastante distinto, porém suave e agradável ao meu paladar.

Provar um café envelhecido deve estar nos planos de todo amante do café. Para louvar ou amaldiçoar. Eu aprovei.  

P.S.: A foto neste post retrata o old brown java da torrefadora Pumphrey's.

Nenhum comentário:

Postar um comentário