terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Resenha: Café Yanesha, Peru.



Este café peruano, cultivado pelo povo de origem étnica Yanesha na região amazônica do Peru e torrado pela britânica Coffee Bean, não desaponta.

A bebida (feita na moka) possui um corpo médio/alto,  baixa acidez, dulçor relevante e retrogosto suave (lembrando nozes como sugere a embalagem).

Eu o classificaria como um café mole.

De fato, o perfil não se distingue muito dos cafés arábicas brasileiros. Não encontrei nenhuma característica que consideraria exótica tendo em vista o padrão brasileiro. Não possui acidez acentuada e os aromas estão dentro do espectro do que pude encontrar por aqui.

Trata-se de um excelente café para o dia-a-dia, daqueles que não espantaria nenhuma dona de casa brasileira criteriosa. 

P.S.: Espero como consumidor que os trabalhadores Yanesha possuam condições razoáveis de trabalho para o cultivo, colheita e beneficiamento do café produzido no Peru. A torrefadora Coffe Beans, assim como as demais que torram os cafés Sul-Americanos, Africanos e Asiáticos no Reino Unido, não apresentam o selo “Fair Trade” (que visa garantir tratamento adequado aos trabalhadores de países subdesenvolvidos), algo que considero, como consumidor de café e chá, bastante relevante


Nenhum comentário:

Postar um comentário