terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Resenha #1. Chá The du Tigre e os Lapsang Souchongs.





Os lapsang souchongs são os chás pretos (lembrando que o chá, propriamente dito, deriva apenas das folhas da camelia sinensis) cujas folhas são secas sobre o fogo da madeira de pinheiros. Neste processo os chineses e taiwaneses que produzem os lapsang souchongs utilizam tradicionalmente os honglongs, belíssimas cestas de bambu (foto abaixo).


Este processo de secagem utilizando a madeira rende ao lapsang souchong seu característico aroma defumado.

Os exemplares produzidos China costumam ter o aroma defumado menos acentuado, já os de Taiwan, como o exemplar aqui avaliado, da casa de chá Palais du The, costumam ser mais plenos da aromática fumaça, tanto no aroma quanto no sabor.

Quando se trata de bebidas e alimentos defumados o maniqueísmo e’ a postura mais comum! Ame-o ou deixe-o! A comparação mais obvia neste caso e’ com as cervejas defumadas: as rauschbiers alemãs!
E no The du Tigre os aromas defumados (que nos remetem de imediato ao bacon e ao presunto) estão em plena evidência, sem contudo tornar o chá por demais “agressivo” ou mascarar as características das folhas da camélia sinensis.

Na boca o The du Tigre demonstra leve acidez, a viscosidade característica dos chás pretos de Taiwan e leve dulçor.

O chá harmoniza tanto com salgados, sobretudos os embutidos defumados, quanto com doces - sobretudo aqueles que levam queijo!

Não se trata de um chá delicado. Mas certamente faz a cabeça de todos os amantes das bebidas e comidas defumadas!

Se tiver a oportunidade não deixa de experimentar um lapsang souchong!

Nenhum comentário:

Postar um comentário